2 de fev. de 2018

O atordoante Champagne Marie Noelle Lerdu Blanc de Noirs


Sou fã assumido de borbulhas ainda mais morando no Brasil com suas altas temperaturas. Entretanto na hora de tomar espumantes sou obrigado a fazer uma separação: uma coisa é tomar estes vinhos refrescantes no dia a dia, e digo que existe uma infinidade de ótimos produtos disponíveis no mercado pra este fim. Outra coisa e a de curtir a complexidade e a maturidade dos grandes Champagnes, alguns Franciacortas, Trentinos e outros restritos exemplares.  No final de 2017 reunimos nossa Confraria dos Vinhos Naturebas para nossa última degustação do ano. Conversando com um dos participantes perguntei se por ventura ele já havia provado os Champagne de Marie Noelle, e em resposta recebi um sorriso e um brilho nos olhos. Não só tomei como recentemente tive o prazer visitar esta produtora foi a resposta. Mas melhor ainda foi a pergunta que veio a seguir  “quer que eu traga o champa dela para nossa degustação? “. No dia de nosso encontro seis espumantes naturais devidamente embrulhados em papel alumínio, muita descontração, e começa o espetáculo: Os dois primeiros são servidos já tirando suspiros dos presentes, mas ai chega o terceiro espumante e silencio se faz à mesa, seguido de uma série de comentários como: o que foi isso? Que maravilha. Esta só pode ser um champa etc etc etc. Segue o jogo e os outros espumantes são servidos, mas na verdade o jogo já tinha acabado. No Striptease das garrafas a verdade vem à tona o monstro da noite  aparece, o Marie-Noelle trazido pelo confrade Ibrahim a quem todos agradecem a generosidade. Para mim um dos três melhores vinhos por mim  tomados em 2017. Abaixo a relação dos espumantes apenas para matar a curiosidade de quem tenha  interesse  em saber os coadjuvantes.

1 - Nedjma Le Raisin et L’Ange 2015, Gilles et Antonin Azzoni, 13%, Ardeche Vin de France, 65% Viognier 35% Sauvignon Blanc
2 - Agrapart 7 Crus Brut, Agrapart, 12%, Champagne
3 - Cuvée du Goulte Grand Cru 2010, Marie-Noelle Ledru 12%, Blanc de Noirs, Ambonnay
4 - Vouvray Brut Biologique, Domaine VIgneau Chevreau 11,5%
5 - Musso de Casarojo Brut, Casa Rojo 11,5%, Cava, Macabeo 
6 - L’Art des Loups 2010, Domaine de Nerleux 13%, Cremant de Loire, Chenin/Chardonnay 


Alguma informações que talvez possam ajudar a entender o porquê do encantamento do grupo por este champagne

     - Ambonnay é território de verdadeiros ícones como: Krug,  Egly-Ouriet, e  outros como Benoit Marguet, Paul Déthune, e  Eric Rodez.  
         -  Marrie possui 2,5 hectares de vinhedos sendo 2 de Pinot Noir e meio de Chardonnay.os vinhedos são orgânicos e o processo de produção não tem manipulação.
       - Marrie praticamente faz tudo sozinha, estando presente em todos os processos de produção, desde os tratos culturais dos parreirais ao processo de produção contando com a ajuda de reduzido time de auxiliares quando necessário.
     -  Produz pequenas quantidades marcadas pela alta qualidade e não pretende aumentar a produção nem mesmo os canais de distribuição.

Dica: Se você achar alguma garrafa dela em alguma de suas viagens ao exterior não vacile, compre e depois de tomar pode me agradecer há há há

Saúde e um ótimo 2018


Nenhum comentário:

Postar um comentário